Sob liderança feminina, anos de muito crescimento

Atualizado: 6 de mai.






Em 1976, Mabel Holzmann foi eleita presidente, a primeira mulher neste cargo na história da Capa. Ela promoveu o incremento das ações de Assistência Social, dobrando o atendimento para 90 famílias, com o Bazar Beneficente ocorrendo anualmente. Em 07/06/1977, Rita Amélia Moreira Pinto criou um grupo de costura para recém-nascidos que denominou Grupo de Costura Orozina Garcez Leite, em homenagem à sua mãe e que também permanece ativo até os dias atuais, reunindo-se nas tardes de segunda-feira.


Ainda em 1977, a palestra do aniversário de 55 anos da Casa foi ministrada por Rita Amélia Moreira Pinto. E, no dia 16/09/1977, ocorreu a primeira palestra do orador Divaldo Pereira Franco na Capa, marcando o início de uma longa relação entre o médium baiano e a casa paranaense. Para fechar o ano, anotamos que a Festa de Natal para as crianças atendidas teve distribuição de sanduíches, bolo e capilé. A palestra de aniversário em 1978 foi realizada novamente por Issam Farhat. No mesmo ano, Mabel Holzmann foi reeleita para a presidência da Casa.


Em 1979, a palestra de aniversário foi ministrada por José Vicente Spinelli. Neste mesmo ano, Marcelo da Cunha Ajuz solicita autorização para transferir trabalhos do Centro Espírita Ildefonso Correia para a Capa (reunião de estudos, grupo mediúnico e plantão de passes). A autorização é concedida, com a presidente Mabel informando que conhecia Marcelo de sua infância em Ponta Grossa e que ambas as famílias militavam juntas no Movimento Espírita. Em seguida, com outros voluntários, Marcelo inicia uma atividade de confecção de sopa para os pobres.


José Raul Teixeira é convidado para vir pela primeira vez à Capa dos Pobres para ministrar um Curso sobre Mediunidade, nos dias 20 e 21/10/1979. No mês seguinte, em 04/11/1979, o casal Geraldo Guimarães e Ana Jaicy Guimarães também vem ao Centro para palestras.


Em 1980, começam campanhas de arrecadação visando acumular recursos para a construção de uma nova sede para o Centro, já bastante acanhadas para o volume de atividades da Casa. Em 07/03/1980, Marcelo Ajuz fundou o Grupo Balbina Branco, para confeccionar agasalhos para idosos, outro grupo que permanece em atividade até nossos dias. A palestra de aniversário de 28/06/1980 foi ministrada por Issam Farhat e temos um registro da ocasião (foto ao lado).


Em setembro de 1980, Marcelo da Cunha Ajuz é eleito presidente e em seguida faz uma doação de um quadro de sua propriedade com a figura de Jesus, pintado por Luis Antonio Gasparetto, simbolizando a pedra fundamental da nova sede.


Em 02/01/1981, José Raul Teixeira retorna à Casa para uma palestra, que foi registrada nas fotos acima.


Acesse e siga-nos em nossas redes sociais: 💟 www.instagram.com/capadospobres 🌎 www.facebook.com/capadospobres #Capa100✨❤️✨