top of page

Comemoração dos 90 anos da Capa





Em 01 de setembro de 2010, Cleide Anastacio Rando foi eleita para a presidência da Capa, sucedendo a Fernandes da Cruz Silva, que permaneceu quase uma década no cargo, de 2001 a 2010.


Durante sua gestão, Cleide promoveu uma atualização nos processos internos de gestão, incluindo uma modificação estatutária (aprovada em 07/12/2011), que retomou a antiga regra que permitia apenas uma reeleição aos presidentes da Casa. Sua gestão conferiu novos recursos ao Auditório, com a instalação de projetor multimídia e notebook, além de diversos investimentos na segurança e na conservação do patrimônio existente. A comemoração pelos 90 anos da Capa foi marcada por uma palestra magna de Divaldo Pereira Franco, proferida para quase 2000 pessoas em 28/06/2012, no Teatro Positivo.


​Em setembro de 2012, Nelmari Capri Filipak foi eleita presidente, com a experiência já acumulada em outras gestões (tesoureira, no mandato do coronel Almir e vice-presidente, nos mandatos de Fernandes Silva). Sua gestão marcou o início mais efetivo do uso da internet pela Capa, com a revitalização e oficialização do site da instituição, que havia sido criado por voluntários e o começo do relacionamento com o público por meio de redes sociais. Foi adotada uma nova identidade visual para a Capa, com o logotipo do coração passando a simbolizar os valores perenes da instituição. Novos letreiros externos foram implantados para facilitar a identificação da Casa, que ainda teve troca do piso do salão inferior e do forro do auditório, que também recebeu novos ventiladores de teto. Por fim, um novo mobiliário mais seguro melhorou a utilização da cantina.


​Em setembro de 2014, Fernando José Fendrich foi eleito para a presidência. Em sua gestão, foram implementados os pagamentos eletrônicos de contas e salários, agilizando a gestão financeira. Foi elaborado o primeiro Regimento Interno da instituição, descrevendo atribuições e responsabilidades administrativas e doutrinárias dos departamentos e grupos de trabalho.


A palestra de aniversário de 93 anos foi ministrada em 26/06/2015 pelo médico Marcelo Garcia Kolling. No mesmo ano, foram lançados os Projetos “Semeando Esperanças”, para conceder bolsas de estudos em cursos profissionalizantes para assistidos pelos programas sociais da Casa e “Recolorir”, para capacitar os atendidos em atividades de artesanato, com vistas à geração de renda extra pelo próprio trabalho. No fim do ano, foi realizado um conjunto de obras nas instalações da Capa, com a construção de uma rampa de acesso da Secretaria até a cantina, de sanitários adaptados para cadeirantes, colocação de novas portas de vidro (na entrada e no auditório), instalação de um bicicletário e realização de obras de revitalização do auditório.


Acesse e siga-nos em nossas redes sociais:



#Capa100✨❤️✨

Posts recentes

Ver tudo

Vídeo do almoço comemorativo

Vídeo do almoço em comemoração ao centenário da Capa, realizado em 03 de julho de 2022, no Ópera Bambu Gastronomia. Acesse e siga-nos em nossas redes sociais: 💟 www.instagram.com/capadospobres 🌎 www

Vídeo institucional Capa 100!

Vídeo institucional alusivo aos 100 anos da Capa dos Pobres Acesse e siga-nos em nossas redes sociais: 💟 www.instagram.com/capadospobres 🌎 www.facebook.com/capadospobres #Capa100✨❤️✨

logo-whatsapp-png-transparente10.png
bottom of page