A primeira década do novo milênio





Em 2002, uma programação especial foi elaborada para comemorar os 80 anos da Casa. A palestra de aniversário foi conduzida pelo Dr. Rubens Corrêa no dia 28/06/2002, enquanto Geraldo Guimarães apresentou um seminário na tarde do sábado, dia 29/06/2002 e uma palestra na tarde do domingo, dia 30/06/2002.


A primeira turma do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) na Capa foi formada em 2002, sob a coordenação de Rosana Guimarães e Fernando José Fendrich.


Em 08/11/2003 foi aprovada uma reforma estatutária para adequação a um novo modelo proposto pela FEP. E o aniversário de 82 anos da Casa foi comemorado com uma palestra da assistente social Elaine Tomel, de Minas Gerais, em 26/06/2004.


Em 28/06/2005, a palestra de aniversário da Casa foi proferida por Daniel Dallagnol, presidente da URE Norte.


Também neste ano, se inicia uma expressiva expansão no prédio, que ganhou 120 m², duas novas entradas e mais quatro salas, modificando-se também o acesso ao subsolo. A Biblioteca e a Livraria foram realocadas para as proximidades da entrada, o que permitiu a criação de uma Cantina, com duplo objetivo de facilitar a vida dos frequentadores (muitos vem direto de seus trabalhos profissionais para atividades na Casa) e de contribuir para o custeio financeiro da Capa. O jardim foi remodelado com moderno paisagismo e nova iluminação, ganhando um espaço com bancos de madeira. Esta reforma foi concluída apenas em 2006, tendo sido executada pela Alcance Engenharia e Empreendimentos.


Novamente, precisou haver grande mobilização para custear a obra, com inúmeras iniciativas importantes, com destaque para o Jantar Dançante do Dia das Mães, organizado desde 1984 e, após o falecimento do Coronel Almir, coordenado por Nelmari Capri Filipak.


Alan Holzmann foi o palestrante convidado para a comemoração dos 84 anos de fundação, em 28/06/2006.


A primeira década do novo milênio terminava, levando consigo o doutor Roberto Heleno Silveira, que desencarnou em 20 de abril de 2010. Durante pouco mais de 25 anos, ele foi ativo membro da Capa, dirigindo grupos de estudos, mediúnicos e palestras. Chegou à Casa pelas mãos da médium Margarida Meirelles e sua destacada oratória o tornou bastante conhecido, principalmente pela divulgação do programa “Comentando o Evangelho”, exibido em Curitiba pela CWB TV entre os anos de 2007 e 2010, que era gravado na Capa todas as quartas-feiras à noite.


Acesse e siga-nos em nossas redes sociais: 💟 www.instagram.com/capadospobres 🌎 www.facebook.com/capadospobres #Capa100✨❤️✨

Posts recentes

Ver tudo

Nestes dias, em meio aos preparativos para o centenário que se aproxima, resolvemos dar uma pausa em mais um capítulo da história da Casa. E trouxemos uma reflexão. Na próxima semana, a Capa completar