A nova gestão (2020 - 2022) - Rumo ao centenário!









Em setembro de 2020, Ana Paula Zappelini foi eleita presidente da Capa, junto com a vice-presidente Christiane Camillo, com mandato até 2022.


As constantes ondas da covid-19 e os alarmantes números de óbitos durante a pandemia, fizeram com que as autoridades do país decretassem lockdown em diversas cidades. Curitiba não ficou de fora, iniciando uma intensa paralisação de vários setores da economia, desde o final de fevereiro até meados de abril de 2021. Lojas, shoppings, empresas, pequenos e grandes comércios, escolas, cinemas, teatros. Tudo fechado por tempo indeterminado. A população voltou-se para dentro dos seus lares e aos poucos foram se adaptando ao que se dizia, o novo normal.


Aderindo as constantes mudanças, a nova gestão adotou medidas para implementar na Casa uma infraestrutura que permitisse a realização de algumas atividades em ambientes virtuais, como estudos, evangelho no lar, atendimento fraterno e aulas da evangelização (DIJ).


A Casa intensificou campanha de arrecadação de roupas, alimentos, produtos de higiene para auxiliar aqueles em vulnerabilidade social que só aumentava. Os voluntários da Casa adotaram um novo formato para entrega de cestas básicas e doações, reforçando ainda mais os protocolos de segurança e os cuidados com todos.


O aniversário de 99 anos da Casa, foi comemorado em 28 de junho de 2021 com uma palestra virtual ministrada por Fernando José Fendrich, com o tema: Razões para sorrir, transmitida ao vivo no canal da Capa, na plataforma do youtube.


Em agosto de 2021, a Casa reabre. Os números da pandemia diminuíam gradativamente. E algumas atividades retornaram ao formato presencial, seguindo as medidas estipuladas pelos órgãos competentes. Uso de máscara, álcool-gel, ambientes arejados, número reduzido de pessoas no local, medição da temperatura e o distanciamento social.


A ampla campanha de vacinação no Brasil permitiu que houvesse uma gradual retomada das atividades no país, e aos poucos outros grupos da Casa foram retornando. O projeto socioambientalAs Reformadeiras” foi implementado, trabalhando na customização de roupas doadas e dando uma cara nova as peças que não são mais utilizadas.


Numa reunião do Conselho em outubro de 2021, iniciaram as primeiras conversas sobre as possíveis ações comemorativas ao centenário da Casa no ano seguinte. Uma comissão foi criada envolvendo parte dos trabalhadores em prol dos 100 anos da Capa.


Algumas reformas foram realizadas em novembro de 2021, salas do piso superior foram ampliadas, permitindo mais espaço para reuniões, estudos e aulas da evangelização. O paver frontal e do estacionamento da Casa foram trocados.


Num sábado ensolarado, as atividades da evangelização (DIJ) foram encerradas em dezembro de 2021, num delicioso e divertido encontro no Parque Goom.


O selo alusivo aos 100 anos da Capa foi lançado em 1° de janeiro de 2022, amplamente divulgado nas redes sociais e grupos de whatsApp, marcando o início das ações comemorativas do centenário.


Em 1° de fevereiro de 2022 a História da Capa começou a ser contada visualmente através de posts nas redes sociais, com base em documento redigido por Fernando Fendrich, que fez ampla pesquisa em atas e documentos da Casa.


Cursos e encontros de qualificação para os trabalhadores foram realizados em abril e junho de 2022.


Na primeira semana de junho, iniciaram as gravações de um vídeo institucional mostrando as atividades realizadas na Casa. E será divulgado na noite do dia 28 de junho de 2022, numa confraternização dos 100 anos da Casa.


Outras ações em comemoração ao centenário da Capa foram lançadas: a vinda do psicólogo, escritor e palestrante espírita, Rossandro Klinjey no Teatro da FEP no dia 30 de junho, e um almoço entre os trabalhadores no dia 03 de julho.


Esta história ainda está sendo contada...



Acesse e siga-nos em nossas redes sociais:


💟 www.instagram.com/capadospobres

🌎 www.facebook.com/capadospobres


#Capa100✨❤️✨


Posts recentes

Ver tudo

Nestes dias, em meio aos preparativos para o centenário que se aproxima, resolvemos dar uma pausa em mais um capítulo da história da Casa. E trouxemos uma reflexão. Na próxima semana, a Capa completar